GUIDELINE SAFE SURGERY OMS

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

EXCELENTE LIVRO: SER BOM NÃO CHEGA



“Gawande é uma pessoa que reflectiu profundamente acerca do papel dos médicos no mundo moderno, e é essa sua perspicácia que mais claramente ressalta neste livro poderoso.”
Sunday Times




O livro inicia com a história da senhora portuguesa, que tinha sido internada com queixas vagas – cansaço, tosse, mas sem febre. O estagiário que a observou, fez análises e não viu razão para cuidados. Uma manhã ela acordou mal disposta, mas como de resto estava tudo na mesma, o estagiário esqueceu o assunto. O chefe dele, porém, ficou preocupado. E apesar das dezenas de casos em mãos, foi ver a paciente. Chegou mesmo a tempo de evitar um choque séptico, provocado por uma pneumonia fulminante. E salvou-a da morte.


O estagiário era Atul Gawande - hoje um dos melhores cirurgiões do mundo. Nunca mais se esqueceu do caso. Tinha feito tudo bem, mas faltara-lhe alguma coisa. Este é um livro sobre a superação dos limites e, ao mesmo tempo, a comovedora confissão de um médico, que apesar dos erros luta todos os dias para ser (ainda) melhor.

 
LINK: http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=&catalog=livros&categoryN=Livros&category=medicinaEnfermagem&product=9789892304908

1 comentário:

  1. Excelente livro, também o li... realmente ser bom no chega e nós como enfermeiros temos aptência natural para manter a atenção dispersa devemos promover a divulgação deste principio..."Ser bom não chega!!!"

    ResponderEliminar